A Polícia Militar contínua com os trabalhos de prevenção aos crimes, e é por meio de Base Comunitária Móvel (BCM) que vem realizando diversas operações em várias ruas e avenidas da cidade. Em Itabira, policiais militares fazem em média oito corredores de segurança diariamente, vários carros e motocicletas são fiscalizados com intuito de inibir o transporte de armas e drogas.
A Base Comunitária Móvel conta com cerca de oito policiais, sendo que dois deles utilizam motocicletas para dar cobertura e fazer o acompanhamento visual caso algum infrator desobedeça à ordem legal de parada dos militares. Durante as operações, os documentos de porte obrigatório do veículo e do condutor são verificados, caso haja alguma irregularidade é feita a autuação e se cabível a remoção do veículo.
“O objetivo principal das ações da Base Comunitária Móvel é prevenir evitando com que os crimes ocorram, as abordagens inibem a prática de furtos e roubos na região onde as operações são desenvolvidas, mas o leque de atividades da BCM é muito amplo, entre eles os trabalhos de contatos comunitários, orientações, visita de prevenção ativa aos comércios, ações de conscientização das pessoas no trânsito entre outras”, disse Sargento Winder, comandante de uma guarnição BCM.
Segundo o sargento, um cidadão que recebe a ordem legal de parada dos militares e desobedece iniciando uma fuga, a primeira suspeita é de que o mesmo possa estar transportando armas ou drogas, então os policiais acionam o plano de cerco bloqueio, passa a ser perseguido pelas motocicletas e ao ser abordado acaba preso.
Um cidadão que não é habilitado, não causa danos e não coloca a vida de outros em risco, está apenas cometendo uma infração de trânsito, podendo ser autuado e o veículo sem irregularidade liberado para outra pessoa habilitada, agora se o mesmo tenta fugir de infração se torna crime de trânsito e a situação pode se agravar em caso de acidente.
O jovem Arthur abordado durante uma das operações ressaltou a importância deste tipo de fiscalização, “se a minha motocicleta tivesse sido roubada ou furtada, poderia ser uma dessas blitz que os policiais conseguiriam recupera lá, então é valida e tem que ser intensificada, a fiscalização do documento do veículo e um meio para que o policial possa cientificar da procedência do mesmo”.
Já o Tiago afirmou que esse trabalho da polícia realmente trás a sensação de segurança para a população e que realmente reprimi os infratores de sair de casa para cometer os delitos. A Bruna que sempre depara com as fiscalizações, resumiu a importância das operações em duas palavras, necessária e indispensável.
Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 19° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 22°
Chuvas esparsas