Domingo, 20 de Abril de 2025
310000-0000
Esportes Basquete

Torcida evitou vergonha do basquete brasileiro na Rio 2016

Time chegou a estar perdendo por 30 pontos para Lituânia na abertura do Grupo B

07/08/2016 20h37 Atualizada há 9 anos
Por: Redação
Basquete
Basquete

A seleção brasileira esteve perto de passar vergonha na tarde deste domingo (7), na Rio 2016. Depois de estar perdendo por 30 pontos, o time conseguiu diminuir a vantagem para quatro nos minutos finais, mas mesmo assim perdeu para a Lituânia. Entre os jogadores, ficou o consenso de que foi necessário o apoio da torcida, poucas vezes visto no basquete dos Jogos Olímpicos, para evitar uma derrota ainda maior.

Mesmo com a Arena Carioca 1 lotada, os anfitriões entraram em quadra desligados, como se aquela não fosse a partida de abertura do Grupo B, o mais complicado da competição. Com erros bobos no ataque e marcação frouxa, o primeiro tempo terminou com os visitantes tendo marcado exatamente o dobro de pontos.

Daí então a força da torcida que, ainda no primeiro dia de basquete, fez o Dream Team norte-americano ficar maravilhado com a tradicional ola. Os cariocas vaiavam a cada posse de bola dos lituanos e ainda gritavam “eu acredito” para os brasileiros.

De palavras sempre muito duras, Nenê Hilário deu o tom da situação, ainda bastante irritado na zona mista de entrevistas. O pivô só evitou classificar a partida como vergonhosa.

“Foi exposto o nosso orgulho. Foi necessário passar aquela situação para que pudéssemos nos motivar e jogarmos do jeito que estávamos treinando”, disse o pivô.

Os quase 10 mil torcedores seguiam acreditando mesmo quando o relógio baixava da casa do minuto final. O técnico da Lituânia, Jonas Kazlauskas, reconheceu que teve que falar duro com seus atletas no último período para não perder uma partida que estava ganha.

Leandrinho lamentou não retribuir apoio da torcida cariocaJim Young/Reuters

Outro líder da equipe, Leandrinho Barbosa também reconheceu o desempenho abaixo do esperado nos últimos minutos, mas saiu exaltando o potencial da equipe.

“Infelizmente, não tivemos a vitória, mas foi uma vitória de ver a torcida como nos ajudou hoje. É a primeira vez que acontece para mim e para outros jogadores. Com certeza vamos fazer um bom trabalho no próximo jogo”, prometeu Leandrinho.

Se o Brasil teve dificuldade contra o vice-campeão do Eurobasket, pode esperar ainda mais trabalho porque na terça-feira (9) enfrenta a Espanha, atual campeã. O jogo é fundamental para as pretensões da equipe na chave olímpica.

São Paulo, SP
Atualizado às 04h07
19°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 24°

19° Sensação
4.63 km/h Vento
95% Umidade do ar
100% (1.54mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)

Mín. 16° Máx. 18°

Chuvas esparsas
Amanhã (22/04)

Mín. 14° Máx. 22°

Tempo nublado
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias