Neste final de semana a Policia Militar de Itabira e os Agentes de Proteção da infância e juventude da comarca de Itabira fiscalizaram motéis. Segundo Edson Taveira coordenador do comissariado do menor, após uma investigação da Delegada Dra. Amanda Celestino da Policia Civil que acabou culminou com a prisão de um adulto por crime de estrupo de vulnerável, exploração sexual de adolescente e pedofilia. Com tudo o comissário recebeu uma solicitação judicial para averiguar denuncias de que nos referidos locais crianças e adolescentes estavam tendo acesso livre sem restrição nos estabelecimentos.
De imediato o comissariado com uma copia desta solicitação foi até o 26° Batalhão da Policia Militar onde a apresentou ao Capitão Fernandes que junto a Central de Operações da Policia Militar (COPOM) programaram uma ação dando orientações à equipe do Tático Móvel composto pelo Sargento Moreira e os cabos Ana e Henrique e aos Comissários Edson Taveira, Fernando e o Wendel.
Ao chegar aos estabelecimentos à equipe de operação teve como objetivo exigira copias de contratos sociais, documentos dos responsáveis e em conversa telefônica via o PABX verificar a idade das pessoas que se encontrava no interior dos apartamentos. Do lado externo era para averiguação da presença de infantes saindo ou entrando nos motéis e consequentemente os Militares desenvolviam uma operação para verificar documentação dos veículos e condutores, CNH e a situação quanto ao alcoolismo, porte de armas, drogas etc.
Ainda segundo o coordenador em momento nenhum foi violado a intimidade e privacidade de ninguém, o mesmo disse que alguns clientes no inicio da abordagem eram contra o trabalho, ai que entrava em pratica a psicologia exemplificando em fazer comparações do tipo “se fosse um ente querido deles seja infante ou adulto que estivessem ali obrigados e ou sendo abusados será se o trabalho seria útil”? Foram feitas varias abordagens, anotações e colhidos sugestões que serão levadas ao conhecimento do Judiciário e do MP para providencias e padronizações.
Edson Taveira finalizou os trabalhos dizendo que ele e os colegas já retiraram adolescentes de ambos os sexos de casa de strip-tease, motéis e zonas boemias, mas que com certeza este trabalho será executado com frequência em todos os estabelecimentos congêneres e com a esperança de que não seja encontrado nenhum menor de idade, mas se for localizado não mediremos esforços para municiar o judiciário e o MP para indiciarem e sentenciarem os responsáveis.
Mín. 17° Máx. 24°
Mín. 16° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 22°
Tempo nublado